top
Estudos Linguisticos
Mas, atenção. Aqui estamos tratando apenas de marcas não-manuais que dizem respeito à realização de certos sinais. Existem marcas não-manuais que não são traços fonético-fonológicos dos sinais, mas sim marcas sintáticas. Nós vamos tratar disso mais adiante, quando fizermos um panorama do que é sintaxe.
Os movimentos e suspensões, por meio dos traços que os compõem, podem ser distintivos de significado. Ou seja, seguindo o modelo de Saussure, podemos dizer que eles têm valor dentro do sistema. Nesse caso, dizemos que eles têm estatuto fonológico, o seja, eles se comportam como os fonemas das línguas orais Veja a explicação .
Tanto nas línguas orais quanto nas línguas de sinais, os significantes lingüísticos têm elementos mínimos que distinguem significado, formando pares como os apresentados nos exemplos. Esses pares são chamados pares mínimos, e são sempre usados justamente para exemplificar essas unidades que distinguem significados.
Também, da mesma maneira que nas línguas orais, o significante das línguas de sinais se organiza linearmente e simultaneamente. Nas línguas orais, os fonemas formam uma seqüência linear, e cada fonema é formado de um conjunto de traços simultâneos, como ser consonantal ou ser vocálico, ser vozeado ou desvozeado, ser nasal ou não, ser oclusivo ou não.