top
Estudos Linguisticos
As consoantes [p], [b], [m], por exemplo, são articuladas com o fechamento dos lábios. Por isso, elas são chamadas bilabiais. Os lábios são o ponto de articulação dessas consoantes. No que diz respeito ao modo de articulação, elas são oclusivas ou plosivas. Sons oclusivos ou plosivos são aqueles que são produzidos com a obstrução completa da passagem de ar. Um som como o [?], da palavra senha, ou como [?], da palavra palha, são articulados quando o centro da língua sobe e encosta no céu-da-boca, ou palato. Por isso, são chamados de sons palatais.
Agora vamos voltar para aquela idéia de que o signo lingüístico é como uma moeda que tem duas faces: o significante e o significado. Nós vimos que significante e significado se constituem a partir de duas grandes massas amorfas: a massa amorfa fônica / gestual, e a massa amorfa do pensamento.
No início, vimos que a fonética é a área da lingüística que se ocupa da descrição e análise da massa amorfa fônica ou gestual. E a fonologia é a área de lingüística que se ocupa da descrição e análise dos significantes de cada língua, ou seja, da porção que cada língua formatou a partir da massa amorfa fônica ou gestual.