Damos início ao estudo da disciplina Introdução à Análise do Discurso, justificando a sua importância nos dias atuais. Todos os dias, nós ouvimos, lemos, e/ou escrevemos uma variedade de textos, que chegam a nós por meio de diferentes mídias, tais como internet, rádio, televisão, filmes, folhetos, outdoors, jornais e revistas, além de contatos pessoais. Esses textos manifestamse em forma de diferentes gêneros, incluindo artigos, convites, documentários, entrevistas, notícias, narrativas pessoais e até mesmo fofocas. Todas essas formas de interação escrita ou oral – acompanhadas ou não de elementos visuais – das quais participamos tanto como ouvintes, leitores(as) ou autores(as), são discursos. Esse é um modo inicial simples de definirmos discurso, embora, como você perceberá ao longo do livro, o termo será elaborado mais amplamente. No mundo atual, o progresso tecnológico permite que os diferentes canais de transmissão de comunicação nos bombardeiem com uma verdadeira avalanche de discursos. Assim sendo, o discurso vem se tornando um fenômeno de tanto impacto em nossas vidas que alguns estudiosos têm se referido aos tempos atuais como sendo a “Era da Informação”. Essa característica do mundo atual por si só já nos sugere a importância de termos consciência sobre o discurso, sua produção e seus efeitos. Concordamos com Meurer e Motta-Roth (2002) que a vida social contemporânea exige que cada um de nós desenvolva habilidades tanto de compreender como de produzir textos para poder interagir de forma participativa e crítica no mundo, interferindo na dinâmica social. E aqui entra em cena a Análise do Discurso, pois, como o termo sugere, é uma disciplina, uma área de conhecimento que se dedica a estudar o discurso. Na verdade, alguns estudiosos dessa área, como, por exemplo, o inglês Norman Fairclough (2001), afirmam que o discurso atualmente tem efeitos cada vez mais fortes na sociedade. Alguns desses estudiosos, como Laclau e Mouffe (1985), chegam a afirmar que praticamente tudo o que acontece no mundo social atual tem alguma ligação com o discurso. A Análise do Discurso, como você verá ao longo das discussões empreendidas nesse livro, traz-nos embasamentos teóricos e metodológicos para melhor compreendermos o que as pessoas fazem por meio do discurso, por que o fazem e como organizam os diferentes discursos de forma a causar impactos desejados ou não. Sendo assim, nosso objetivo central é convidá-lo(a) a refletir conosco ao longo deste livro a fim de capacitá-lo(a) a reconhecer o discurso como uma forma de ação realizada por meio da linguagem, capaz de criar, reforçar, perpetuar e/ou desafiar práticas sociais. Para tanto, elaboramos o conteúdo deste material escrito de modo a oferecer a você uma visão teórica – e, por meio de alguns exemplos, uma tentativa de prática – dos itens constantes no mapa da disciplina. Assim, este estudo divide-se em três unidades. Na Unidade I, identificamos a Análise do Discurso como uma disciplina dos estudos lingüísticos, assim como definimos discurso no âmbito dos estudos em Análise do Discurso, reconhecendo a perspectiva funcionalista de linguagem que perpassa os trabalhos nessa área, bem como as origens e principais características da disciplina em questão. Na Unidade II, tratamos da importância do contexto nos estudos de discurso, distinguindo as noções de registro e gênero e identificando a forma como cada uma dessas duas dimensões contextuais é utilizada na Análise do Discurso. Por fim, na Unidade III, identificamos os objetivos da Análise Crítica do Discurso, bem como as dimensões em que se pode realizar essa análise, reconhecendo a relação entre linguagem e poder e entre discurso e mudança social.