top
Análise do Discurso L06
         
 
Atividade 6 (Avaliação Presencial)

Nesta atividade vamos trabalhar com 3 capítulos que tratam, respectivamente, da história do fusca (MEURER, 2002) abordada na Unidade 2 (ainda que sob outra perspectiva), de duas cartas ao editor de uma revista (FONTANINI, 2002) e de uma propaganda do Banco do Brasil (JORGE; HEBERLE, 2002), com base na análise crítica do discurso. O nosso objetivo é focar na questão das relações sociais que se evidenciam nestes textos.

1) (Individual) Leia atentamente as seguintes páginas de cada texto (disponíveis na webteca):
MEURER, J. L. Uma dimensão crítica do estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, 2002. p. 17-29. Ler páginas 3, 6, 7, 8. (Texto sombreado)
FONTANINI, I. Carta ao editor: a linguagem como forma de identificação social e ideológica. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, 2002. p. 225-238. Ler páginas 6, 7, 12, 13. (Texto sombreado)
JORGE, S.; HEBERLE, V. Análise crítica do discurso de um folder bancário. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, 2002. p. 177-198. Ler páginas 2, 3, 4, 7, 8. (Texto sombreado)

2) (Individual - entregar cópia impressa para tutor) Preencha o quadro abaixo, respondendo a pergunta para cada um dos textos
6
analisados nos três capítulos.

3) (Grande grupo) Discutir no pólo. Organizar uma MESA REDONDA para discussão, promovendo a participação de todos.