LINGUAGEM COMO SISTEMA A linguagem como sistema engloba os elementos que integram aquele núcleo duro da ciência lingüística contido na Figura 1.1. Esse sistema se refere à linguagem propriamente dita como um repertório de recursos fonológicos, léxico-gramaticais e semânticos. Tais recursos são cruciais para o discurso na medida em que possibilitam ao ser humano criar, reconstruir e/ou desafiar significados (representações de aspectos da realidade), bem como estabelecer relações interpessoais. Nesse sentido, a linguagem como sistema pode ser entendida como capacitadora, visto ser o sistema lingüístico o que permite a expressão do conhecimento, do comportamento e/ou da arte. Em termos da Análise do Discurso, privilegia-se, nessa dimensão, o estudo de textos com relação a vocabulário, sintaxe e semântica, incluindo coesão e estrutura retórica. Isto é, recursos que o(a) escritor(a)/falante (ou ainda o(a) tradutor(a)) usa para indicar ao(à) leitor(a)/ouvinte como o texto se organiza e qual é a função (ou quais são as funções) das várias partes do texto e do texto como um todo.< No discurso, a linguagem como sistema se manifesta nas escolhas relativas ao vocabulário (léxico é o termo mais técnico), à sintaxe e à semântica (essas escolhas vão sempre depender do contexto, como veremos ao falar das noções de registro e de gênero, na Unidade 2).