Fornecer aos alunos subsídios teóricos e práticos para o exercício de docência em Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para pessoas surdas na Educação Básica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer a aquisição e a estrutura lingüística da LIBRAS como base do conhecimento lingüístico que envolve a prática pedagógica; • Compreender a perspectiva visual como fundamento metodológico do ensino da LIBRAS como L1; • Compreender a importância da perspectiva surda na construção de um currículo de LIBRAS – L1; • Definir objetivos para o ensino da LIBRAS – L1 de acordo com os diferentes níveis de ensino; • Compreender o uso da LIBRAS e a prática da análise lingüística a partir da perspectiva visual; • Conhecer práticas de alfabetização/letramento em LIBRAS como L1; • Refletir sobre a diversidade textual em LIBRAS como meio de resgate e preservação da cultura e identidade surdas; • Analisar e produzir recursos didáticos em sinais e em signwriting; • Compreender o processo de produção de conhecimentos em LIBRAS com base na cultura e identidades surdas; • Conhecer as unidades básicas de um planejamento; • Identificar, analisar e elaborar planos de ensino, de disciplina e de aula; • Determinar estratégias do ensino com base na interdisciplinaridade; • Sistematizar unidades pedagógicas interligando a leitura, produção de texto e análise lingüística em LIBRAS; • Utilizar adequadamente os recursos das TICs no ensino de LIBRAS;