top
MEN em LIBRAS como L1
OBJETIVO GERAL

Fornecer aos alunos subsídios teóricos e práticos para o exercício de docência em Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para pessoas surdas na Educação Básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Reconhecer a aquisição e a estrutura lingüística da LIBRAS como base do conhecimento lingüístico que envolve a prática pedagógica;
• Compreender a perspectiva visual como fundamento metodológico do ensino da LIBRAS como L1;
• Compreender a importância da perspectiva surda na construção de um currículo de LIBRAS – L1;
• Definir objetivos para o ensino da LIBRAS – L1 de acordo com os diferentes níveis de ensino;
• Compreender o uso da LIBRAS e a prática da análise lingüística a partir da perspectiva visual;
• Conhecer práticas de alfabetização/letramento em LIBRAS como L1;
• Refletir sobre a diversidade textual em LIBRAS como meio de resgate e preservação da cultura e identidade surdas;
• Analisar e produzir recursos didáticos em sinais e em signwriting;
• Compreender o processo de produção de conhecimentos em LIBRAS com base na cultura e identidades surdas;
• Conhecer as unidades básicas de um planejamento;
• Identificar, analisar e elaborar planos de ensino, de disciplina e de aula;
• Determinar estratégias do ensino com base na interdisciplinaridade;
• Sistematizar unidades pedagógicas interligando a leitura, produção de texto e análise lingüística em LIBRAS;
• Utilizar adequadamente os recursos das TICs no ensino de LIBRAS;