Dividir a turma em grupos de 03 (três) alunos. Cada grupo deverá, com auxílio do/a tutor/a, analisar jornais e telejornais locais quanto a:
- Apresentação das manchetes principais; - Tipos de Imagens (Charges, quadrinhos, caricaturas, etc.) - Seções: política, esporte, notícias locais, notícias internacionais, economia, variedades (entretenimento), cultura, notícias policiais, anúncios classificados, horóscopo, previsão do tempo, artigos de opinião, humor, coluna social, etc. - Na TV:
Postura dos apresentadores (âncoras);
Ritmo das notícias;
Imagens e vídeos;
Entrevistas (quando houver);
Etc.
O objetivo da análise é conhecer os elementos do jornal, a forma como as notícias e informações são apresentadas, etc. Os grupos deverão observar as características de cada veículo para obter informações necessárias à elaboração e um Jornal Sinalizado.
Após a análise, os alunos deverão planejar o Jornal Sinalizado para as pessoas surdas escolhendo:
qual o público que verá o jornal (idade, grau de escolaridade, etc.);
quais seções serão mostradas;
os assuntos de cada seção;
as imagens (fotos, gráficos, figuras e vídeos) que comporão as notícias;
a linguagem (formal ou informal, dependendo do público);
o tempo de filmagem; etc.
Juntamente com o/a tutor/a, distribuir as seções entre os grupos, procurando abranger o maior número possível delas. Os grupos deverão:
- elaborar as informações utilizando os recursos visuais que julgarem necessários e adequados; - produzir o material visual que será apresentado; - ensaiar e filmar; - rever a filmagem, observando os aspectos que precisam ser refeitos e refilmados.
Cada grupo ficará responsável pela apresentação de uma das seções selecionadas, compondo um único DVD para a turma.