top
MEN em LIBRAS como L1
ATIVIDADE 9 – OBRIGATÓRIA
ESTA ATIDADE FAZ PARTE DO PCC

Parte A – Análise de planejamentos

1. Retome a atividade da Unidade IV. Vamos trabalhar com o planejamento do professor que você entrevistou. Separe o plano da disciplina e o plano de aula do professor.
2. Faça uma análise deste material e, com base no texto de LIBÂNEO, verifique:

Quanto ao plano de ensino ou da disciplina:
a. O planejamento de ensino ou da disciplina está de acordo com o que foi proposto no texto?
b. O plano de ensino apresenta justificativa?
c. Há especificação do nome da disciplina, série ou ciclo, ano (2007, 2008...), nº de aulas no ano, nº de aulas no semestre ou bimestre ou trimestre, nome do Professor?
d. Como estão organizados os objetivos gerais e específicos?
e. Como o conteúdo está distribuído?
f. Há referência para o número de aulas previsto para o desenvolvimento do conteúdo?
g. Qual a metodologia (ou estratégias de ensino) o professor selecionou?
h. Estão previstas atividades extra-classe? Se sim, em quais ambientes?
i. Há referência a materiais ou recursos didáticos? Quais?
j. Há referência à avaliação?
k. Há referência bibliográfica?

Quanto ao plano de aula:
a. Há especificação do nome da disciplina, série ou ciclo, ano (2007, 2008...), nº de aulas no ano, nº de aulas no semestre ou bimestre ou trimestre, nome do Professor?
b. Há referência ao Tema da aula, Unidade Didática ou Unidade de ensino?
c. Os objetivos específicos estão especificados? Se sim, estão coerentes com o tempo da aula?
d. Como o conteúdo está distribuído?
e. Quais aspectos da LIBRAS foram privilegiados no planejamento?
f. Qual a metodologia (estratégias de ensino) o professor selecionou para esta aula?
g. Há referência a atividades motivacionais neste plano de aula?
h. Estão previstas atividades de língua sinalizada, leitura e escrita de sinais e estudo da gramática? Se sim, como estão organizadas?
i. Quais os materiais ou recursos didáticos o professor selecionou para esta aula?
j. Estão previstas atividades de fixação do conteúdo? Que tipo de atividades?
k. A aula visa apresentar um conteúdo novo ou é seqüência da aula anterior?
l. Para esta aula estão previstas atividades de avaliação da aprendizagem? Se sim, que tipo de atividades?

Sua análise deverá ser entregue ao/ tutor/a.


PARTE B – Elaboração de planos de ensino ou de disciplina e plano de aula

Esta atividade poderá ser feita em grupo.

Com orientação do/a tutor/a, cada grupo deverá elaborar um plano de ensino ou de disciplina e um plano de aula de LIBRAS – L1 para uma turma de surdos considerando:
  • 04 (quatro) aulas semanais de L1;
  • turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Os planejamentos deverão ser entregues ao/a tutor/a para avaliação.


PARTE C – Simulação de uma aula de LIBRAS – L1

Esta atividade poderá ser feita em grupo

Com orientação do/a tutor/a, cada grupo deverá fazer uma aula simulada colocando em prática o plano de aula feito na parte B. A aula poderá ser filmada para posterior análise e avaliação.

Cada grupo apresentará seu trabalho na aula presencial com o/a tutor/a. O pólo escolherá uma das aulas para representá-lo e apresentar por videoconferência na aula presencial.