A turma deverá ser dividida em dois grandes grupos, sendo cada um responsável pela leitura de um dos dois textos. Os grupos deverão ler os textos e responder às seguintes questões:
1. Quais as principais características da pedagogia da diferença? 2. Que argumentos são apresentados para defender uma pedagogia da diferença na educação de surdos?
Para auxiliar a reflexão dos grupos, observar:
Grupo 1 Texto: A pedagogia da diferença para o surdo
a diferença surda;
a relação da pedagogia com a cultura;
o papel do professor na perspectiva da pedagogia da diferença;
a formação das identidades surdas;
a língua de sinais;
a formação do professor surdo;
currículo.
Grupo 2 Texto : Surdos: Cultura e Pedagogia
a diferença surda
a relação da pedagogia com a cultura;
os elementos pedagógicos:
o “ser surdo”;
a diferença cultural;
a língua de sinais;
os “saberes culturais” surdos;
os aspectos interculturais.
Grupos 1 e 2 Discussão em grupo
Após o estudo dos textos, na aula presencial os grupos discutirão a questão :
Como trabalhar a disciplina Língua de Sinais – L1 dentro da perspectiva da pedagogia da diferença?
Esta atividade será avaliada pelo/a tutor/a. Fazer orientação para correção.