top
MEN em LIBRAS como L1
ATIVIDADE 3 - AVALIAÇÃO PRESENCIAL

Esta atividade deverá ser feita em grupos

A turma deverá ser dividida em dois grandes grupos, sendo cada um responsável pela leitura de um dos dois textos. Os grupos deverão ler os textos e responder às seguintes questões:

1. Quais as principais características da pedagogia da diferença?
2. Que argumentos são apresentados para defender uma pedagogia da diferença na educação de surdos?


Para auxiliar a reflexão dos grupos, observar:

Grupo 1
Texto: A pedagogia da diferença para o surdo
  • a diferença surda;
  • a relação da pedagogia com a cultura;
  • o papel do professor na perspectiva da pedagogia da diferença;
  • a formação das identidades surdas;
  • a língua de sinais;
  • a formação do professor surdo;
  • currículo.

Grupo 2
Texto : Surdos: Cultura e Pedagogia
  • a diferença surda
  • a relação da pedagogia com a cultura;
  • os elementos pedagógicos:
  • o “ser surdo”;
  • a diferença cultural;
  • a língua de sinais;
  • os “saberes culturais” surdos;
  • os aspectos interculturais.

Grupos 1 e 2
Discussão em grupo

Após o estudo dos textos, na aula presencial os grupos discutirão a questão :

Como trabalhar a disciplina Língua de Sinais – L1 dentro da perspectiva da pedagogia da diferença?

Esta atividade será avaliada pelo/a tutor/a. Fazer orientação para correção.