top
MEN em LIBRAS como L1






ATIVIDADE 2 – OBRIGATÓRIA
ESTA ATIVIDADE FAZ PARTE DO PCC

Esta atividade poderá ser feita em DUPLAS

Esta atividade tem por objetivo Refletir sobre as condições de atuação do professor de LIBRAS – L1 e Vivenciar a pesquisa como estratégia de ensino-aprendizagem.


Para alcançar estes objetivos, a atividade de pesquisa foi organizada em três partes:

Parte A - Entrevista com o professor de LIBRAS ( O/a professor/a entrevistado deve ser SURDO/A.)
Parte B - Observação de uma aula de LIBRAS como primeira língua (uma aula para alunos surdos);
Parte C - Análise da atividade.

O roteiro a seguir orientará esta atividade.


ROTEIRO

PARTE A – entrevista

1. Escolher um professor de LIBRAS como primeira língua – L1 no Ensino Fundamental (5º ao 9º ano). (Não esqueça a autorização!!)


2. Elaborar um roteiro de questões para a entrevista abordando os seguintes aspectos:

- Faça perguntas curtas e objetivas. Evite perguntas longas.
- Se possível, use uma filmadora e fique atento às respostas, pois você pode aproveitar e aprofundar a questão com mais detalhes. Não esqueça de informar que as imagens não serão divulgadas.

a. Formação e qualificação do professor: nível de escolaridade, formação pedagógica, tempo de atuação profissional, cursos feitos, etc.;

b. Condições físicas da escola: escola de surdos, escola inclusiva, condições das salas de aula, equipamentos, espaços disponíveis para aula de LIBRAS, número de alunos por turma (de LIBRAS), equipamentos disponíveis (retroprojetor, TV, DVD...), ambientes (biblioteca, sala informatizada, laboratórios, quadras, etc.);
c. Condições das aulas de LIBRAS: se está inserida na grade curricular da escola, local onde acontece a aula (sala de aula, sala de recursos, outros), material disponível na escola para as aulas de LIBRAS (materiais didáticos e equipamentos), etc.;
d. Condições pedagógicas: disciplinas ministradas (LIBRAS e outras, quando houver), quanto tempo tem para planejamento das aulas e preparação de material, participação do professor nas reuniões pedagógicas, se há assessoramento/acompanhamento por parte da equipe pedagógica da escola, número de aulas e carga horária por turma, currículo de LIBRAS.


3. Transcrever as perguntas e respostas para o papel. Em seguida, leia o que você anotou e marque as informações mais importantes. Agora, passe a limpo as perguntas e as anotações das respostas que você selecionou. Entregue ao tutor de seu pólo e discuta esta atividade no fórum.



PARTE B – observação de aula


1. Assistir a uma aula de LIBRAS – L1 ministrada por professor surdo em escola de surdos ou escola inclusiva, observando aspectos relacionados à Prática pedagógica:

- Combine com o/a professor/a o dia da aula que você irá observar.
- Esta aula poderá ser filmada e/ou fotografada, sempre com autorização do professor e da instituição. Estas imagens vão compor o material de análise.
- Seqüência didática refere-se à seqüência de atividades (passos ou etapas) desenvolvidas na aula. Veja exemplos de seqüências didáticas no site www.novaescola.org.br
- Interação professor-aluno – retome os tipos de discursos trabalhados no DVD de Lingüística Aplicada o ensino de LIBRAS
a. tempo da aula
b. nº de alunos
c. local da aula
d. planejamento da aula,
e. conteúdos trabalhados,
f. como o professor abordou o tema (métodos e estratégias),
g. tipos de atividades propostas,
h. recursos didáticos,
i. seqüência didática,
j. como o professor explorou a LIBRAS,
k. tipos de textos trabalhados,
l. prática de leitura e escrita de sinais,
m. como acontece a correção de erros,
n. ensino da gramática,
o. critérios e formas de avaliação,
p. interação entre professor/a-aluno/a
q. outros elementos que julgar necessário.


2. Elaborar um RELATÓRIO de observação feita e entregar ao/à tutor/a de seu pólo. O relatório deverá conter:

a. uma DESCRIÇÃO dos aspectos observados no item anterior (sem juízo de valor);
b. cópia do planejamento da disciplina;
c. cópia do planejamento da aula observada;
d. cópia do material impresso utilizado na aula, se houver;
e. análise da observação: Quais as dificuldades encontradas para a realização desta atividade? Como o professor abordou a prática da língua sinalizada, de leitura e escrita de sinais e análise lingüística (estudo da gramática)? Que soluções o professor de LIBRAS tem apresentado para a falta de um programa desta disciplina? Quais as suas impressões sobre a aula observada?



PARTE C – análise da atividade


a. Com base no texto da Professora Ronice que você leu na Unidade III, faça um quadro comparativo entre o texto e a prática do professor que você observou. A tabela a seguir poderá ajudar nesta sistematização:

ASPECTO O QUE O TEXTO PROPÕE
(Veja novamente o DVD)
O QUE VOCÊ OBSERVOU
Formação e qualificação do professor

Condições físicas e pedagógicas

Prática Pedagógica

Exploração da LIBRAS

Aspectos da cultura surda

Outros aspectos



b. Discutam com o/a tutor/a na aula presencial:
i. Quais aspectos relativos à exploração da LIBRAS presentes no texto da Professora Ronice foram observados na aula?
ii. Com base no texto da professora Ronice, que reflexões você faz sobre o atual ensino de LIBRAS – L1?
iii. O que você observou está de acordo com as afirmações/problemáticas que você viu na Introdução da Disciplina e no início desta Unidade?


c. Elabore um pequeno texto em LIBRAS (exposição sinalizada) e, utilizando a WEBcam, apresente e explique 05 (cinco) pontos que você considerou mais importantes sobre as condições atuais de atuação do professor de LIBRAS – L1.