top
MEN em LIBRAS como L1
ATIVIDADE 1 - OBRIGATÓRIA
Roteiro de estudo do texto (EM GRUPO)

1. Primeiramente, leia o texto na íntegra, para ter uma visão geral dele.

2. Faça uma segunda leitura, mais pausada, procurando refletir sobre algum ponto que julgar importante. Recorra ao dicionário para esclarecer alguma palavra ou expressão, quando necessário.

3. Leia o título do texto. Na sua opinião, o que significa a palavra “ alfabetização ”? Escreva em seu caderno a sua opinião e discuta com seus colegas sobre esse conceito.

4. Agora numere os parágrafos do texto (1 a 33).

5. Você observará que os parágrafos 1 a 3 compõem a introdução do texto. O parágrafo 2 engloba os conceitos: bilingüismo, multiculturalismo, identidade surda e LSB. Se precisar relembrar estes conceitos, retome o que você aprendeu nas disciplinas do primeiro ano do curso.

6. No parágrafo 4 a autora se refere à dois conceitos muito importantes: alfabetização e letramento . Leia o que outras autoras escrevem sobre alfabetização e letramento:

Agora reflita: você se considera uma pessoa alfabetizada e letrada em Língua de Sinais? Justifique sua resposta.

Para auxiliar esta reflexão, leia o material da disciplina Ensino de Língua Materna - tópico 5: “Letramento e Alfabetização”.

1. Releia o parágrafo 6. A autora afirma que alfabetização é um processo que deve acontecer na língua de sinais, ou seja, para que esse processo ocorra de forma adequada é necessário que professores e alunos partilhem uma língua em comum: a língua de sinais. Procure responder pergunta: Qual é o nível de proficiência na própria língua das crianças surdas em fase escolar? Registre sua resposta em seu caderno e discuta em grupo sobre esta questão.


2. Leia os parágrafos 11, 12 e 23. Eles tratam da importância dos relatos de histórias e da literatura infantil no processo de alfabetização. A falta deste importante recurso na educação das crianças surdas tem como conseqüência a produção de “iletrados em sinais”. Como você interpreta essa expressão? O que ela significa para você? Registre suas reflexões em seu caderno. Discuta com seus colegas sobre essa expressão e responda:
a. Vocês concordam com ela? Por quê?


3. Leia com bastante atenção os parágrafos 13, 14 e 18. Eles apresentam sugestões sobre aspectos e produções artísticas que devem ser explorados nas aulas de língua de sinais. Escolha cinco (05) dentre as sugestões da autora e pense: como você faria para abordar estes aspectos em sala de aula? Como você introduziria? Que recursos poderiam ser usados? Não esqueça de fazer o registro em seu caderno.


4. O parágrafo 19 inicia uma discussão sobre as formas de registro das produções dos alunos. Em seu caderno, anote os argumentos que a autora apresenta para ressaltar a importância da filmagem de histórias e da escrita de sinais no processo de alfabetização.


5. Leia o parágrafo 22. A autora utiliza a expressão: “língua em uso” e enfatiza um ensino que leve a criança a ser “autora do próprio processo” de aprendizagem. Qual o significado das expressões em negrito? (releia os parágrafos 15, 16 e 17 para auxiliar em sua reflexão). Escreva em seu caderno a sua conclusão e discuta com seus colegas sobre as duas expressões.


6. Leia com bastante atenção os parágrafos 24, 25, 26, 27, 28 e 29. Eles tratam da importância das interações comunicativas no ensino de língua de sinais. Para a autora, expressar-se em sinais, compreender sinais e pensar em sinais é fundamental para a criança estabelecer relações com o mundo e com sua própria língua. Isso significa refletir de forma consciente sobre a língua de sinais. Em grupo, façam uma análise destes parágrafos enfocando os seguintes aspectos:

a. A importância da língua de sinais como língua de ensino;
b. As condições necessárias ao professor de língua de sinais;
c. O papel do professor nas interações comunicativas;
d. A importância das crianças relatarem suas experiências;
e. A importância do registro das produções dos alunos no processo de alfabetização;
f. A avaliação.


Redijam a análise em um pequeno texto em português e entreguem ao/a tutor/a.


7. Nos dois últimos parágrafos (32 e 33) a autora conclui o texto expondo seu ponto de vista sobre o fracasso na educação de surdos. Para a autora:

a. A solução para a problemática educacional dos surdos passa pelo reconhecimento das especificidades lingüísticas, culturais e sociais da comunidade surda. Discutam essa questão e escolham a alternativa que corresponda à opinião do grupo:
i. Vocês concordam inteiramente
ii. Vocês concordam parcialmente
iii. Vocês não concordam.

Justifiquem sua resposta.

b. Dentre os problemas na educação de surdos apontados, em quais deles você observou que apresenta uma transformação positiva?


8. Na sua opinião, quais foram as principais contribuições que este texto trouxe para seus estudos? Justifique sua resposta.