História da Educ. Surdos (4 período)
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Unidade 5: Diferentes olhares na história de surdos
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Tabela
Historicismo
História na visão crítica
História Cultural
Os surdos narrados como deficientes e patológicos
Os surdos são categorizados em graus de surdez
A educação deve ter um caráter clinico-terapêutico e de reabilitação
A língua de sinais é prejudicial aos surdos
Os surdos narrados como ‘coitadinhos’ que precisam de ajuda para se promoverem, se integrar
Os surdos têm capacidade, mas dependentes e com limites
A educação como caridade, surdos ‘precisam’ de apoio escolar, porque tem dificuldades de acompanhar
A língua de sinais é usada como apoio ou recurso para a aprendizagem de língua oral
Os surdos narrados como sujeitos com experiências visuais
As identidades surdas são múltiplas e multifacetadas
A educação de surdos deve ter respeito à diferença cultural
A língua de sinais é a manifestação da diferença lingüística-cultural relativa aos surdos