Pesquise na(s) associações e/ou instituições que atendem a comunidade surda em sua cidade quais são as ações voltadas ao trabalho que ela desenvolve.
Relacione quais os cargos/profissões ocupados pelos surdos, no mercado de trabalho em sua cidade.
Das profissões relacionadas, identifique quantas e quais são as exercidas por mulheres e por homens?
O que você pensa sobre os dados encontrados na pergunta anterior?
Em sua cidade, como a comunidade surda enfrenta as dificuldades para ingressar no mercado de trabalho?
Grau de escolaridade dos surdos de sua comunidade;
Em especial pesquise sobre os surdos que exercem profissões relacionadas com a educação (instrutores, professores...). Verifique onde trabalham, tempo de atuação nessa área, com que alunos desenvolvem suas atividades (surdos e/ou ouvintes), formação acadêmica, dificuldades e avanços encontrados neste campo de atuação;
Relacione os dados levantados com o conteúdo da unidade 6 e faça uma análise dos mesmos.
A atividade será dividida em dois momentos: 1° momento – você (individual e/ou em grupo se houver mais surdos na cidade de origem) deverá realizar a pesquisa nas associações de surdos e/ou instituições que atendam surdos de sua cidade. A partir dos dados coletados deverá relacioná-los com a teoria estudada nesta unidade e escreva uma análise crítica da situação que você encontrou. 2° momento – discutir a análise crítica no seminário que irá ocorrer no terceiro encontro presencial. Nesta deverá ser debatido a realidade da comunidade surda de cada região com relação ao tema “O trabalho e o surdo”. Após a discussão, elaborar um relatório coletivo sobre a realidade do mercado de trabalho em seu pólo. Neste deverá estar contemplando em conjunto sugestões construídas para vencer os obstáculos encontrados. Postar o relatório coletivo no AVEA na ferramenta de banco de dados para compartilhar com colegas de outros pólos os relatórios coletivos construídos.
ENVIAR o relatório pelo AVEA na ferramenta BANCO de DADOS em LP.