top
psicologia da educação de surdos
ATIVIDADE 3 (Apoio à aprendizagem - Individual)

Reflita sobre as questões abaixo e discuta sobre as mesmas no Fórum específico para esta atividade.

• Antes de ter contato com a língua de sinais, você se comunicava com a sua família através de sinais caseiros?
• Quem criava os sinais caseiros? (você ou seus familiares).
• Quais foram os critérios utilizados para criar os sinais caseiros?
• Você se lembra dos sinais caseiros que utilizava antes de ter contato com a língua de sinais?
• Quais eram as pessoas da sua família que utilizavam os sinais caseiros para se comunicar com você?
• Como era a sua compreensão dos fatos, acontecimentos, ensinamentos, orientações no meio familiar, fazendo uso dos sinais caseiros?
• Atualmente há situações em que você faz uso dos sinais caseiros? Caso sua resposta seja positiva, relate-as.
• Qual a opinião da comunidade surda da sua cidade sobre os sinais caseiros?

Nas discussões no Fórum você deverá associar a sua vivência acerca das situações acima apontadas com a teoria que respalda essa vivência (unidade 2). Analise a importância dos sinais caseiros e da maternagem em sua vida. Após as discussões elabore um relatório (individual) onde você irá articular a sua vivência com os sinais caseiros com a teoria estudada nesta unidade.

Os alunos ouvintes deverão entrevistar um surdo e participar do Fórum a partir das respostas obtidas.

ENVIAR o relatório pelo AVEA em LP.