top
psicologia da educação de surdos
ATIVIDADE 2 (AVALIAÇÃO PARCIAL – em Grupo)

Realize uma pesquisa sobre a história da comunidade surda a qual você pertence. Para realizar essa atividade entreviste surdos da comunidade onde você vive (priorize os mais antigos), procure fotos e vídeos que contam esta história.
Pontos a serem levados em consideração na pesquisa:
• Pioneiros da comunidade;
• Formas de organização da comunidade (escolas, associações de surdos...);
• Número atual de surdos que vivem na comunidade;
• Associação de surdos da comunidade (nome, data de fundação, história, eventos promovidos pela associação...);
• Hábitos e costumes da comunidade (pontos de encontro, dias e horários dos encontros, formas de lazer...);
• Em que momento histórico a língua de sinais passou a fazer parte da comunidade (datas, fatos que desencadearam o uso da LIBRAS...);
• Na sua comunidade encontram-se surdos que não conhecem e não usam língua de sinais? Quantos são? O que fazem? (estudam, trabalham, ficam trancados em casa...);
• Histórias que se tornaram folclóricas na sua comunidade (conte pelo menos uma);
• Personagens mais populares da comunidade em que você vive e que se tornaram folclóricos. Descreva as características específicas de no máximo três destes personagens.

Inicie a coleta dos dados necessariamente antes do primeiro encontro presencial. A partir dos dados colhidos registre a história de sua comunidade e disponibilize no ambiente do AVEA através de uma gravação em LIBRAS (pode ser com mural de fotos, vídeo, depoimentos...) após o primeiro encontro presencial em diante.
Esta atividade pode ser realizada em grupo, caso haja mais de um aluno (surdo e ouvinte) na mesma cidade.

ENVIAR pelo AVEA em LSB.