Esta Unidade busca propor a LS como objeto de pesquisa em sala de aula. É muito importante que o professor de LIBRAS-L1 veja a si mesmo como um pesquisador da própria língua e faça de suas aulas momentos importantes de investigação e aprofundamento sobre os aspectos mais importantes da LIBRAS.
Mais do que “dar aulas”, o trabalho pedagógico necessita que o professor tenha uma atitude aberta a novas descobertas sobre a LIBRAS e aproveite todas as oportunidades para despertar a curiosidade dos alunos a respeito da língua de sinais, da cultura surda, da história dos surdos e de si próprio como pessoa surda.
Como fazer isso?
Existem vários caminhos para desenvolver pesquisa sobre a LIBRAS em sala de aula, incluindo:
- a pesquisa sobre as regularidades da língua de sinais no trabalho com os textos sinalizados ou escritos em sinais; - a pesquisa de novos sinais para preencher campos semânticos ainda inexplorados pela LIBRAS; - a pesquisa bibliográfica sobre a história dos surdos no mundo e no Brasil; - os projetos de trabalho que envolvem a produção de textos em sinais para atender diversas finalidades; - etc.
As pesquisas e projetos desenvolvidos em sala de aula necessitam de planejamento e seguem os mesmos critérios observados na Unidade VI.