- objetivos (O professor precisa determinar inicialmente o que o aluno será capaz de fazer ao final do aprendizado / Se não define os objetivos, não pode avaliar o resultado de sua atividade de ensino de libras e nem escolher os procedimentos mais adequados)
- conteúdo (em função das necessidades e das realidades apresentadas pelos alunos / em vista as condições reais e imediatas de local, tempo e recurso disponíveis)
- procedimento de ensino (metodologia: Explicação do professor / Trabalho em grupo/ Exercícios / Dramatização/ Não use apenas aulas expositivas./ Pense em técnicas que estimulem debates, como teatro, jogos, histórias, e brincadeiras/ Atividades do interesse e compreensão do aluno.
- recursos de ensino (Biblioteca / Internet / Livros infantis / Gravuras/ Historias desenhadas/ Historias sem ilustração (textos)/ TV e vídeo / animação
- avaliação (como vocês vão avaliar os alunos?)
Vamos pensar em planejamento de ensino de LIBRAS Os tipos de planejamento são:
1 - Planejamento da disciplina de Libras; 2 - Planejamento de unidades da disciplina de Libras; 3 - Planejamento das aulas de Libras (diárias)
Para fazer um bom planejamento, devemos:
Elaborar em função das necessidades e das realidades apresentadas pelos alunos;
Ser flexível, o plano pode ser alterado quando se fizer necessário;
Ser claro e preciso (indicações bem exatas e sugestões concretas para o trabalho a ser realizado);
Ser elaborado em íntima correlação com os objetivos propostos;
Ser elaborado tendo em vista as condições reais e imediatas de local, tempo e recursos disponíveis.