O principal seria assumir o seu papel de sujeito do processo de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possível, é preciso: - conhecer as novas ferramentas de comunicação e as bases nas quais acontecerão as práticas de ensino e aprendizagem; - buscar uma apropriação crítica das novas ferramentas tecnológicas, isto é, ultrapassar o domínio instrumental para um uso crítico e criativo nas atividades de ensino-aprendizagem; - ser ativo, abandonar o papel de receptor passivo de conteúdos para o de sujeito ativo na construção coletiva do conhecimento; - organizar e planejar cuidadosamente o estudo, de modo a preparar as condições necessárias para a aprendizagem e também a tirar o máximo proveito das oportunidades disponibilizadas pelas propostas de ensino apresentadas pelos professores. Contudo, é fundamental a disposição do estudante a aprender como aprender a distância. Alguns aspectos importantes são apresentados por Lia Cavellucci (2004) ..
CAVELUCCI, Lia. Estilos de aprendizagem: em busca das diferenças individuais. Disponível em <http://ead.unicamp.br/~renata/trabalho_pesquisa>. Acesso: 20 ago. 2004.