top
Educação de Surdos e Novas Tecnologias
         
 
Entre as novas tecnologias, o microcomputador ocupa um lugar de destaque pelo poder de processamento de informação que possui. O computador é ao mesmo tempo uma ferramenta e um instrumento de mediação. É uma ferramenta porque permite ao usuário construir objetos virtuais, modelar fenômenos em quase todos os campos de conhecimento.
As ferramentas do ciberespaço permitem pensar vastos sistemas de testes automatizados acessíveis a qualquer momento e em redes de transações, entre oferta e procura de competência. Organizando a comunidade entre empregadores, indivíduos e recurso de aprendizagem de todos os tipos, as universidades do futuro contribuiriam assim para a animação de uma nova economia do conhecimento.
Nos trabalhos que utilizam à inteligência artificial, mais atuais, o componente social aparece, não apenas como metáfora, mas igualmente considerando os sistemas de colaboração homem-máquina que se assentam sobre as teorias das ciências sociais  e ultrapassam as primeiras teorias da inteligência que tinham a tendência de reduzir o humano a um componente de informação. Os sistemas, agora, levam em conta as numerosas interações e apelam para diferentes técnicas e ciências: ergonomia, etnologia, psicologia etc... para construir suas abordagens.