(Cavalcanti, 1999a: 180)
Cavalcanti (1999a). Reflexões sobre a prática como fonte de temas para projetos de pesquisa para a formação de professores de LE. In J. C. P. Almeida Filho (Org.), O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes.
(cf. Bortoni, 1984; 1988)
Bortoni, S. M. (1984). Problemas de comunicação interdialetal. Revista Tempo Brasileiro, 79, 9-32.

Bortoni, S. M. (1988). Situações dialógicas assimétricas: Implicações para o ensino.
Trabalhos em Lingüística Aplicada, 12, 39-60.
(Erickson, 1987
Erickson, F. (1987). Transformation and school success: The politics and culture of
educational achievement. Anthropology & Education Quarterly, 12, 335-356.
(Grosjean, 1996: 20)
Grosjean, F. (1996). Living with two languages and two cultures. In I. Parasnis (Ed.),
Cultural diversity and language diversity and the deaf experience (pp. 20-37).
Cambridge: Cambridge University Press.
(Martin-Jones, s.d
Martin-Jones, M. (s.d). Bilingualism and lingusitic minorities. Working Paper 12. Centre for language and social life: Lancaster University.
(ver também Cavalcanti & Moita Lopes, 1991),
Cavalcanti, M. C., & Moita Lopes, L. P. (1991). Implementação de pesquisa na sala de aula de língua estrangeira. Trabalhos em Lingüística Aplicada, 17, 133-144.
Angela Kleiman (1998)
Kleiman, A. B. (1998). O estatuto disciplinar da lingüística aplicada: o traçado de um
percursão rumo ao debate. In I. Signorini & M. Cavalcanti (Orgs), Lingüística Aplicada e
Transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras.
Bakhtin (2004:41)
Bakhtin, M. (2004). Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.
Bohn (2002: 104)
Bohn, H. (2002). Cultura de Sala de Aula e Discurso Pedagógico. In H. Bohn, & O. Souza (Orgs.), Faces do saber: desafios à educação do futuro. Florianópolis: Insular.

Bronckart (1985)
Bronckart, J. P. (1985). Teorías del lenguaje. Barcelona: Ed. Herder.
Cavalcanti & Moita Lopes, 1991
Cavalcanti, M. C., & Moita Lopes, L. P. (1991). Implementação de pesquisa na sala de aula de língua estrangeira. Trabalhos em Lingüística Aplicada, 17, 133-144.
Cavalcanti, 1999a: 180
Cavalcanti (1999a). Reflexões sobre a prática como fonte de temas para projetos de pesquisa para a formação de professores de LE. In J. C. P. Almeida Filho (Org.), O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes.
Cavalcanti, 1999b
Cavalcanti, M. C. (1999b). Estudos sobre educação bilíngüe e escolarização em contextos de minorias lingüísticas no Brasil. Revista DELTA, 15, Número Especial, 385-418.
cf. Bortoni, 1984; 1988
Bortoni, S. M. (1984). Problemas de comunicação interdialetal. Revista Tempo Brasileiro, 79, 9-32.

Bortoni, S. M. (1988). Situações dialógicas assimétricas: Implicações para o ensino.
Trabalhos em Lingüística Aplicada, 12, 39-60.
Cook-Gumperz, (1987: 22)
Cook-Gumperz, J. (1987). Toward a sociolinguistics of education. University of California, Bekerley (mimeo)
Coracini (2007:155)
Coracini, M. J. (2007). A celebração do outro: arquivo, memória e identidade. São Paulo: Mercado de Letras.
Erickson, 1987
Erickson, F. (1987). Transformation and school success: The politics and culture of
educational achievement. Anthropology & Education Quarterly, 12, 335-356.
Estética da criação verbal
Bakhtin, M. (1987). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Gesser, 2006
Gesser. A. (2006). “Um olho no professor surdo e outro na caneta”: Ouvintes aprendendo a Língua Brasileira de Sinais. Tese de doutorado inédita, Campinas: Unicamp.
Grosjean (1992: 313)
Grosjean, F. (1992).The bilingual and the bicultural person in the hearing and in the deaf
world. Sign Language Studies, 77, 307-320.
Grosjean, 1982
Grosjean, F. (1982). Life with two languages: An introduction to bilingualism. Cambridge:
Harvard University Press.
Grosjean, 1996: 20
Grosjean, F. (1996). Living with two languages and two cultures. In I. Parasnis (Ed.),
Cultural diversity and language diversity and the deaf experience (pp. 20-37).
Cambridge: Cambridge University Press.
Hamel e Sierra, 1983
Hamel, R. E., & Sierra, M. T. (1983). Diglosia y conflicto intercultural. La lucha por un
concepto o la danza de los significantes. Boletim de Antropología Americana, 8, 89-110.
Hamel e Sierra, 1983)
Hamel, R. E., & Sierra, M. T. (1983). Diglosia y conflicto intercultural. La lucha por un
concepto o la danza de los significantes. Boletim de Antropología Americana, 8, 89-110.
José Meurer (1997:14)
Meurer, José L. (1997). Esboço de um modelo de produção de textos. In J. L. Meurer & D. Motta-Roth (Orgs.), Parâmetros de Textualização. Santa Maria: Editora da UFSM.
Leffa (2005: 211-12)
Leffa, V. J. (2005). O professor de língua estrangeira: do corpo mole ao corpo dócil. In M. Freire et allii (Orgs.), Lingüística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB/Pontes Editores.
Lev Vygotsky
Lev Vygotsky
Lev
Fonte: http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/voxscientiae/img/vygotsky.jpg
Maher (1997: 21)
Maher, T. M. (1997). O dizer do sujeito bilíngüe: Aportes da sociolingüística. Anais do
Seminário - desafios e possibilidades na educação bilíngüe para surdos. Rio de
Janeiro: INES.
Maria José Coracini (2003)
Coracini, M. J. (2003). Língua Estrangeira e Língua Materna: Uma questão de sujeito e
identidade. In M. J. Coracini (Org.), Identidade e Discurso. Unicamp: Argos.
Martin-Jones, s.d
Martin-Jones, M. (s.d). Bilingualism and lingusitic minorities. Working Paper 12. Centre for language and social life: Lancaster University.
Pennycook (1998: 24)
Penycook, A. (1998). A Lingüística Aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In I. Signorini, & M. Cavalcanti (Orgs.), Lingüística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas: Mercado da Letras.
Preconceito Lingüístico, escrito em 1999
Bagno, M. (1999). Preconceito lingüístico. São Paulo: Edições Loyola.
Romaine, 1995
Romaine, S. (1995). Bilingualism. Oxford: Blackwell.
Segundo Celani (1998)
Celani, M. A. (1998). Transdisciplinaridadena Lingüística Aplicada no Brasil. In I. Signorini, & M. Cavalcanti, (Orgs.), Lingüística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras.
Skliar (2006)
Skliar, C. B. (2006). A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In D. Rodrigues (Org.), Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva (pp. 15-34). São Paulo: Summus.
Strogenski (1999: 01)
Strogenski, P. R. Linguagem e Sujeito (acessado em 2006 http://www.cefetpr.br/deptos/dacex/paulo.htm)
Vygotski (1979)
Vygotski, L. S (1979). Pensamento e Linguagem. Lisboa: Antídoto.
Zilda Gesueli (2006: 281)
Gesueli, Z. M. (2006). Linguagem e Identidade: A surdez em questão. Educação e
Sociedade, 27(94), 277-292.
“Estética da criação verbal”
Bakhtin, M. (1987). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.