cidadania |
Cidadania é o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, com participação de todos no sentido de atuar no mundo (desde a escolha de governantes até as atividades cotidianas), com dignidade e responsabilidade, de maneira crítica, competente e transformadora. A formação da cidadania é uma prática constante que envolve, numa atitude de solidariedade e respeito, a luta contra as exclusões, a promoção e a integração de todos na sociedade.
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cidadania |
Cidadania é o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, com participação de todos no sentido de atuar no mundo (desde a escolha de governantes até as atividades cotidianas), com dignidade e responsabilidade, de maneira crítica, competente e transformadora. A formação da cidadania é uma prática constante que envolve, numa atitude de solidariedade e respeito, a luta contra as exclusões, a promoção e a integração de todos na sociedade.
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codificar |
Codificar é o processo de conversão de uma mensagem em signos/símbolos/sinais adequados à transmissão por determinado meio/canal. Mais especificamente: formulação de enunciados de acordo com as regras de uma língua, tomada como código.
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codificar |
Codificar é o processo de conversão de uma mensagem em signos/símbolos/sinais adequados à transmissão por determinado meio/canal. Mais especificamente: formulação de enunciados de acordo com as regras de uma língua, tomada como código.
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código |
Código é o sistema de signos/símbolos/sinais organizados e convencionalizados de tal modo que possibilitem a construção e a transmissão de mensagens (Houaiss). Essa convenção se dá através de uma espécie de acordo prévio entre os indivíduos, com normas baseadas na experiência comum.

Fonte: http://www.clicfilhos.com.br/site/images/imgs/alfabetizacao.jpg
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competências |
Competência é o conhecimento que um falante/sinalizante tem de sua língua. A competência lingüística ou gramatical corresponde ao conhecimento da gramática de uma língua, isto é, do sistema de regras interiorizado pelos falantes, que lhes permite produzir, interpretar e reconhecer sentenças. (Nível relevante: o sintático) A competência sociocomunicativa corresponde ao conhecimento do conjunto de regras e convenções que governam o uso da língua numa sociedade, isto é, à capacidade de manter a interação social, mediante a produção e compreensão de textos que funcionam comunicativamente. (Nível relevante: o discursivo-pragmático).
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competências |
Competência é o conhecimento que um falante/sinalizante tem de sua língua. A competência lingüística ou gramatical corresponde ao conhecimento da gramática de uma língua, isto é, do sistema de regras interiorizado pelos falantes, que lhes permite produzir, interpretar e reconhecer sentenças. (Nível relevante: o sintático) A competência sociocomunicativa corresponde ao conhecimento do conjunto de regras e convenções que governam o uso da língua numa sociedade, isto é, à capacidade de manter a interação social, mediante a produção e compreensão de textos que funcionam comunicativamente. (Nível relevante: o discursivo-pragmático).
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decodificar |
Decodificar é o processo de decifração e compreensão de uma mensagem codificada, ou seja, transmitida através de símbolos/signos/sinais.
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decodificar |
Decodificar é o processo de decifração e compreensão de uma mensagem codificada, ou seja, transmitida através de símbolos/signos/sinais.
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Foucault |

http://www.ilhn.com/filosofitis/archives/cat_reveladores.php
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identidade |
conjunto de características pelas quais somos conhecidos ou reconhecidos.
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identidade |
conjunto de características pelas quais somos conhecidos ou reconhecidos.
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Leda Verdiani Tfouni |

Fonte: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img0/38160.jpg
Enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de uma sociedade. (Tfouni, 1995, p. 20).
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letramento |
Letramento é um conjunto de práticas sociais ligadas ao uso da escrita. O grau de letramento de um indivíduo depende do grau de familiaridade e convívio que ele tem com os textos escritos em seu meio.
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letramento |
Letramento é um conjunto de práticas sociais ligadas ao uso da escrita. O grau de letramento de um indivíduo depende do grau de familiaridade e convívio que ele tem com os textos escritos em seu meio.
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língua materna |
Língua materna é a língua que as pessoas adquirem naturalmente quando expostas, desde cedo (primeiros meses de idade), a relações dialógicas em contextos informais do dia-a-dia. A aquisição da língua materna é uma forma de inserção cultural e de socialização.
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língua materna |
Língua materna é a língua que as pessoas adquirem naturalmente quando expostas, desde cedo (primeiros meses de idade), a relações dialógicas em contextos informais do dia-a-dia. A aquisição da língua materna é uma forma de inserção cultural e de socialização.
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O modernismo |
MODERNISMO Assim na modernidade o sujeito é direcionado para a objetividade e a descoberta deste sujeito objetivo torna possível entender a contribuição da modernidade para o aparecimento do sujeito critico ou cultural.
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Teoria moderna |
TEORIA MODERNA É a partir desta visão e da aceitação e da percepção da importância da tradição moderna que será possível entender a virada para outras teorias. A visão moderna teve e ainda tem seu papel na história como suporte ao pensamento critico e ao pensamento cultural.
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