Nesta unidade, discutiremos em mais detalhes como se dá o processo de aquisição de linguagem. A teoria proposta por Chomsky (Chomsky (1981), (1986); Chomsky e Lasnik (1993)) chamada de “Teoria de Princípios e Parâmetros” (TPP), propõe queexiste um estado inicial , chamado de S0, que é comum a todas as crianças. Como ilustração da noção de parâmetro, consideremos o “Parâmetro da Posição do Núcleo”. Verbos e preposições são exemplos de núcleos. Tais elementos geralmente vêm acompanhados de complementos, como por exemplo “comer o bolo”, “com as mãos”. “O bolo” e “as mãos” são os complementos do verbo “comer” e da preposição “com”, respectivamente. Dependendo da língua, os núcleos podem ficar à direita ou à esquerda de seus complementos. Em português, como os exemplos acima mostram, temos os núcleos com os complementos à sua direita. No entanto, numa língua como o japonês, os complementos estão à esquerda de seu núcleo, como os exemplos Tal variação encontrada nas línguas é atribuída aoparâmetro da posição do núcleo Portanto, na TPP, a tarefa da criança adquirindo uma língua consiste essencialmente em: (1) aprender as formas lexicais da língua (i.e., as palavras); e (2) atribuir o valor que os parâmetros da GU possuem nessa língua. Com isso, a aquisição da gramática de uma língua se torna uma tarefa simples, o que está plenamente de acordo com a facilidade e rapidez com que a criança a domina.
- Chomsky, N. (1981) Lectures on government and binding. Dordrecht: Foris. - Chomsky, N. (1986) Knowledge of language. New York: Praeger. - Chomsky, N. e H. Lasnik (1993) “The Theory of Principles and Parameters”. In N. Chomsky (1995), The Minimalist Program. Cambridge, MA: MIT Press: 13-127.