top
Semântica e Pragmática
5.3.3 Sinonímia

Vamos voltar a falar de sinonímia. Lembrem que existe um campo no verbete destinado a listar palavras ?com o mesmo significado?. Na verdade, é extremamente raro nas línguas naturais achar pares de palavras que têm exatamente o mesmo significado. Já vimos que os sinônimos 'calvo' e 'careca' nem sempre são substituíveis. No exemplo de 'rupestre', acima, vimos que um sinônimo seria 'litófilo'. Mas litófilo só pode substituir 'rupestre' em alguns casos; não se diz ?arte litófila?, e nem que 'litófila' é uma espécie de videira.
Mesmo assim, é conveniente relacionar palavras quase-sinônimas, que têm significados próximos, porque isso nos ajuda a escolher as palavras mais bem adaptadas à nossa necessidade. Quanto mais sinônimos uma língua tem, mais rica e expressiva ela é! Mais recursos ela fornece aos usuários para criar os efeitos desejados. Veja a quantidade de maneiras de dizer ´bebedeira' em português. Cada uma dessas palavras tem seu ?sabor? especial; algumas são mais sofisticadas, outras mais toscas; algumas mais longas, outras mais curtas; algumas mais difundidas, outras mais regionais; algumas bem atuais e outras até arcaicas como demonstram os seguintes exemplos
Procurar os sinônimos é uma maneira excelente de aumentar o vocabulário. Existem até dicionários só de sinônimos, como o Dicionário Houaiss de sinônimos e antônimos. Dicionários de sinônimos são bons amigos dos escritores e tradutores!