top
Semântica e Pragmática
Teoricamente, esse problema tem solução: a definição da palavra desconhecida pode ser procurada no próprio dicionário Vamos ver a definição que vamos achar no caso de 'calçado'.
Não ajudou muito; só acrescentou outro hiperônimo mais esquemático, também bastante técnico, 'vestiário' Observe a seguinte figura
Mas olhem que interessante! A definição de 'calçado' cita 'sapato'! Como devemos interpretar esse 'sapato'? Estão dizendo que um calçado é um sapato? Isso não pode ser, porque sabemos que 'sapato' é um tipo de calçado. Existem também outros tipos de calçado, que não são sapatos, como botas e sandálias. Elas também são calçados. No caso dessa definição, então, 'sapato' deve ser interpretado como um exemplo (ou uma instância) de calçado. Mas se vê como é necessário tomar cuidado ao ler o dicionário. Não está escrito em lugar nenhum que 'sapato' é uma instância de calçado, nem que não é hipônimo de calçado ou sinônimo de calçado. Isso é uma conclusão que o leitor experiente tira, baseado na sua experiência com dicionários e na sua experiência de mundo (o fato de saber que [SAPATO] é um conceito mais comum do que [CALÇADO] por exemplo ).