top
Morfologia






Vamos começar dando o nome pomposo de morfema para isso que estamos chamando de “pedaços de palavras”. Mas o que é palavra? Antes de responder a esta pergunta para o português, porém, vamos pensar um pouco sobre este problema em LIBRAS.
Talvez essa pergunta – qual é o maior sinal composto de LIBRAS? – não faça sentido para você. Mas o fato interessante é que de qualquer modo nenhum falante nativo de LIBRAS confundiria um sinal grande ou pequeno de LIBRAS com algum sinal da ASL (American Sign Language, isto é, a língua de sinais norte-americana), por exemplo; e, sobretudo, nenhum falante nativo de LIBRAS pensaria que uma combinação aleatória de gestos pode resultar em um sinal de LIBRAS, mesmo que os gestos sejam todos possíveis e existentes nessa língua
O problema é que talvez não seja muito fácil em LIBRAS reconhecer “pedaços de palavras” dentro dos sinais. Há pelo menos um caso em que isso parece ser possível: pense nos sinais que você utiliza quando quer sinalizar DOIS MESES ou TRÊS MESES, por exemplo. O que se observa é que a configuração da mão é a única coisa que muda – mais precisamente, o número de dedos selecionados – mas o resto permanece igualzinho, certo? Pode ser então que a configuração de mão nestes casos seja exatamente o "pedaço de palavra" a que estamos fazendo referência acima.