top
Fonética e Fonologia
FONEMAS E ALOFONES

"Um dos objetivos de uma análise fonêmica é definir quais são os sons de uma língua que têm valor distintivo (servem para distinguir palavras). Sons que estejam em oposição - por exemplo [f] e [v] em 'faca' e 'vaca' - são caracterizados como unidades fonêmicas distintas e são denominadas fonemas." (Silva 1999, p. 126)

"O procedimento habitual de identificação de fonemas é buscar duas palavras com significados diferentes cuja cadeia sonora seja idêntica. As duas palavras constituem um par mínimo. Assim, em português, definimos /f/ e /v/ como fonemas distintos (...) uma vez que o par mínimo 'faca' e 'vaca' demonstra a oposição fonêmica. Dizemos que o par mínimo 'faca/vaca' caracteriza os fonemas /f, v/ por contraste em ambiente idêntico. Um par de palavras é suficiente para caracterizar dois fonemas." (Silva 1999, p. 126)

O fonema é considerado a menor unidade da língua. Cada língua apresenta um número limitado e restrito de fonemas (em torno de vinte a cinqüenta, conforme a língua) que se combinam sucessivamente, ao longo da cadeia da fala, para constituir unidades maiores (morfemas).
Conceitos básicos da fonêmica (Silva, 1999, p. 135)